Para ser seguidor não precisa ter blog , basta ter e-mail e clicar em participar deste site!
Inscreva-se na Newsletter, lateral da página, assim receberá por e-mail as novidades deste blog.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Antiguidades - Piso de Caquinhos



Eu amo história e adoro saber como surgiram as coisas, o porque dos nomes de lugares, etc, etc....
Uma bem bacana é sobre o piso de caquinhos que era muito comum nas casas da cidade de São Paulo, entre as décadas de 40 e 50 do século passado. 


Na cidade havia duas indústrias cerâmicas principais. Um dos produtos dessas cerâmicas era um piso composto por quatro quadrados iguais, produzidos nas cores vermelha, a mais comum e mais barata, amarela e preta.

Pesquisei para ver se encontrava os nomes destas indústrias, ou o bairro em que se localizavam mas não encontrei, o que consegui saber é que a maioria das cerâmicas paulistas eram de imigrantes e descendentes de italianos e portugueses. E a localização das empresas estava diretamente relacionada à proximidade da fonte de matéria-prima; as cerâmicas da Capital, por exemplo, estavam quase todas instaladas nas áreas de várzea do Rio Tietê, nos bairros da Água Branca e da Barra Funda.

Muito material era quebrado e, sem interesse econômico, era juntado e enterrado em grandes buracos. Certo dia, um dos empregados de uma das cerâmicas, que estava terminando a sua casa, lembrou de todas as lajotas quebradas que estavam sem uso e enterradas, e pediu para recolher parte deste material para pavimentar o terreno da sua nova casa. 


E a moda pegou tanto que faltou caquinho, então as cerâmicas passaram a quebrar as peças inteiras para vender! E é claro que os caquinhos ficaram supervalorizados. 

Hoje é raro vermos este tipo de piso por aí, mas faz parte da história de São Paulo e merece ser lembrada com carinho por nós paulistanos.

Quem se lembra?????



Usada em fachadas de muros também




Esta belezura antiga era localizada no número 275 da rua Omachá , bairro da Penha, e foi demolida aproximadamente em dezembro de 2010



Obrigada pela visita! Volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante!