Para ser seguidor não precisa ter blog , basta ter e-mail e clicar em participar deste site!
Inscreva-se na Newsletter, lateral da página, assim receberá por e-mail as novidades deste blog.

domingo, 22 de março de 2015

Arte com Goiaba


Na calçada da minha casa nasceu uma goiabeira, ninguém plantou, ela nasceu sozinha, provavelmente sementes caíram de algum saco de lixo. Este ano está uma benção, as goiabas estão grandes, bonitas e saborosas. Domingo passado meu marido e eu fizemos uma boa colheita, foram duas bacias dessa cheias de goiabas.



Ninguém aqui em casa vai comer tanta goiaba assim, então mão na massa, quero dizer, mão na goiaba e bora inventar e aproveitar!!!

Usei 2 quilos para fazer goiabada, e com o restante fiz polpa para suco e congelei.





Receita da Goiabada

2 quilos de goiaba vermelha
1/2 quilo de açúcar
1 copo de água

Descascar as goiabas e bater no liquidificador com água (fiz em duas etapas, não cabe de uma vez). Passar o líquido pela peneira para retirar as sementes. Levar ao fogo em panela funda e grossa com o açúcar e mexer com colher de pau.
(Cuidado para não se queimar, porque espirra muito).





Aqui o doce já pronto. Eu retirei do fogo quando reduziu pela metade e estava começando a pegar no fundo da panela. Achei que já daria ponto de corte, então coloquei em forma de bolo inglês forrada de papel manteiga. Esperei esfriar e levei à geladeira por + ou - 36 horas.



Não deu ponto de corte, ela ficou cremosa, enchi estes dois potes e rendeu aproximadamente 850 gramas de doce. 
Ficou uma delícia, dá para usar em recheio e cobertura de bolo, comer de colherada, com queijo branco ou requeijão.



Não medi a quantidade, mas esta jarra é grande, creio que cabem uns 2 litros, tudo isso é polpa para fazer suco. Muito fácil, é só descascar as goiabas, cortar ao meio e bater no liquidificador com um pouco de água. Depois passar por peneira para retirar as sementes.
Obs: Lavar as goiabas antes de descascar é bom.





Aqui o rendimento: 10 potes repletos de polpa que vão para o freezer. Para fazer o suco bastar colocar o conteúdo de um pote com + ou - 1 litro de água e açúcar à gosto no liquidificador. Quanto menos água mais cremoso e consistente ficará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante!